ArqDrops 8 | Out/Nov 2025


CINEMA E ARQUITETURA

Cultura & Design – Episódio Especial

Tetro apresenta o projeto Japiin, que une arte e natureza.

Léo Maia mostra sua nova linha de móveis com a Sierra.

Da Bahia, a Gam assina o interior da Vinícola Uvva.

A Raf Arquitetura repensa o Centro de Convenções Anhembi.

E a Pitá destaca seu projeto no icônico Edifício Copan.

#TvCultura #SomosCultura


SAIBA MAIS


INTERNACIONAL

João Gabriel: talento baiano em destaque na Forbes Life Design

Reconhecimento nacional

O arquiteto João Gabriel, de Vitória da Conquista (BA), é destaque pela segunda vez na Forbes Life Design, sendo apontado como um dos principais nomes da arquitetura fora do eixo Rio–São Paulo. O reconhecimento reforça sua trajetória em expansão nacional e internacional, com mais de 130 projetos realizados.


Arquitetura com propósito

À frente do JG+ Arquitetos, João se destaca por unir técnica, narrativa e representatividade, criando obras que refletem identidade brasileira e inovação. Aos 28 anos, ele celebra o impacto de atuar a partir do interior da Bahia e inspirar novos profissionais a seguir caminhos fora dos grandes centros.


Presença marcante

Em 2025, o arquiteto participou da CASACOR Bahia com o ambiente Ateliê de Tebas, homenagem ao primeiro arquiteto negro do Brasil. A proposta retrô-futurista, instalada no antigo Convento Nossa Senhora das Mercês, reafirma seu compromisso em ampliar vozes e espaços na arquitetura.


LEIA MAIS



CAMBOJA

Arquitetura que inspira: aeroporto no Camboja reflete templos e natureza

Tradição e inovação
Inaugurado em outubro de 2025, o Techo International Airport, em Phnom Penh, foi projetado pelo escritório britânico Foster + Partners. O projeto combina sustentabilidade, cultura e tecnologia, criando uma nova experiência de chegada ao país.


Design fluido e simbólico
Localizado a 20 km da capital, o aeroporto é formado por um edifício central e dois píeres em formato de aerofólio. O layout prioriza percursos curtos, boa orientação e amplas visuais internas, reforçando a sensação de fluidez.


Natureza como estrutura
O grande destaque é o telhado modular de aço leve, sustentado por colunas em forma de árvore com vãos de 36 metros — uma homenagem aos templos e florestas tropicais cambojanas. Sob essa cobertura, embarque, controle e áreas comerciais se integram em um espaço com ventilação e iluminação natural.


PATROCINADO

Octaedro Arquitetura apresenta a Casa Dimas na Casacor SC 2025

Pensar o espaço como elo vivo entre a cidade, a natureza e as possibilidades de um futuro consciente, responsivo, integrado e aberto ao novo; assim surge a Casa Dimas, projetada pela Octaedro, dos arquitetos Leonardo Gazzoni e Emanueli Schneiders: um oásis em que a arquitetura e a paisagem se tornam introdução a um sentido maior e mais amplo de sonhos possíveis, consciência ecológica e coletividade.  A inspiração para o espaço surge da estrutura em madeira e vidro reaproveitada e ressignificada para a qual empresta-se um novo sentido: voltar o olhar para dentro, para o íntimo, para onde nasce o ímpeto para o sonho. Na transparência, na luz que desenha o espaço e na biofilia que atravessam delicadamente seu contorno, tudo é sobre inserir de forma sutil e poética a arquitetura na paisagem de forma a criar espaços de encontro e proximidade. Junto a isso, a Casa Dimas foi pensada para ser a base da Dimas Construções na Casacor, com o intuito de ser espaço de conexões, diálogo e interação com a cidade e com os projetos que irão se estabelecer no local no futuro. Espaço de introdução à Casacor, a Casa Dimas ocupa a fachada principal e ergue-se, na sua imponência e clareza, para conduzir o visitante por uma área extensa e acolhedora que envolve o edifício principal e revigora o espaço, suavizando o impacto visual da obra em seu entorno urbano. É nesse percurso que o tema "Semear Sonhos" se revela. Semear é plantar possibilidades, abrir caminhos, oferecer um ponto de partida.

A Casa Dimas traduz esse gesto em sua atmosfera ampla, biofílica, integrada à paisagem e em sua vocação para receber e acolher. Cada detalhe do espaço sugere ao visitante que o futuro pode ser vivo, dinâmico, permeável às trocas entre o construído e o natural. 

A abertura da casa para o entorno se torna ponto-chave no projeto: a natureza envolve os ambientes internos, sem barreiras, criando espaços fluidos, versáteis e dinâmicos. As cores reforçam essa vitalidade nuances de areia, terracotas, laranjas e vermelhos que vibram junto ao piso monolítico, abraçando o ambiente em sua totalidade. A madeira, em suas diferentes expressões, aquece e acolhe, dando corpo a uma atmosfera singular. 

Sustentabilidade também se faz presente em cada escolha: da madeira de reflorestamento ao reaproveitamento da antiga estrutura, o projeto é, por si só, um exercício da consciência de que nada se perde, mas pode ser ressignificado. A curadoria de mobiliário e arte feita pelo escritório também confluem para esta narrativa: a Poltrona Fita de Guilherme Wentz, a mesa de centro Maha de Luan del Savio, a mesa lateral Porú de Lucas Takaoka e as obras exclusivas do artista Eliézer Branco se fundem ao espaço, vigorando em camadas de design e identidade.

Além do paisagismo exuberante que envolve o espaço, a Casa Dimas possui no seu interior um núcleo verde que aproxima a natureza do usuário através de um jardim central que ocupa a imponência do pé-direito. Nesse contexto, e de forma a voltar o olhar para o íntimo, as grandes aberturas são suavizadas pela sinuosidade dos cobogós em madeira que filtram e conduzem a entrada de luz no ambiente, envolvendo de forma mais intimista os espaços de estar. 

Seja por suas cores, pelo jogo de formas e volumes e pela característica dinâmica de sua composição, os cobogós criam uma narrativa visual no ambiente Mais do que um espaço vivo e de encontros, a Casa Dimas é uma experiência. Um convite a perceber que semear sonhos é um gesto possível, e que cada semente pode florescer individual e coletivamente quando abrimos as portas para o íntimo, para o que é nosso, e é neste gesto que germinam as transformações reais. 


Casa Dimas por Octaedro Arquitetura contato@octaedroarquitetura.com.br

@octaedroarquitetura  - Fone: 48 99120-2280   49 98916-8687

Serviço: CASACOR Santa Catarina 2025 - Quando: até 09 de novembro de 2025

Onde: Ex-Parque Gráfico Maurício Sirotsky Sobrinho - Av. Gov. Ivo Silveira, 3811 - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-002

Horário: De terça a sábado, das 13h às 21h00

Domingos e feriados das 13h às 19h00


Link para Ingressos


SUSTENTABILIDADE

Font Life economiza R$ 250 mil por ano com energia solar e reforça práticas ESG

Eficiência e sustentabilidade

A indústria de água mineral Font Life, sediada em Quitandinha (PR), alcançou um marco na transição energética do setor. Desde a implantação de sua usina fotovoltaica, a empresa economiza cerca de R$ 250 mil por ano em energia elétrica e reduz significativamente suas emissões de carbono.


Parceria e resultados

O sistema solar, instalado em parceria com a Copel dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE/Aneel), já gera 40% da energia consumida pela planta industrial. O projeto combina viabilidade econômica e compromisso ambiental, consolidando-se como um modelo de inovação no setor de bebidas.


Energia limpa desde 2019

A iniciativa começou em 2019, com a instalação de 830 painéis solares no complexo fabril. Em plena operação, o sistema garante autonomia energética, estabilidade de custos e previsibilidade no planejamento financeiro da companhia.


Economia que gera impacto

Parte dos recursos economizados é reinvestida em pesquisa, modernização e ações ambientais, fortalecendo a política ESG da Font Life, que integra competitividade, sustentabilidade e responsabilidade social em toda a produção.


LEIA MAIS


PATROCINADO

PÔSTERS - DÊ UM PRESENTE DE CINEMA!


DECORAÇÃO

Como escolher sua primeira obra de arte sem gastar muito

Comece pelo gosto pessoal
Segundo Adriana Valli Mendonça, coordenadora de Design de Interiores do CEUB, o segredo é simples: olhar para dentro. O que emociona ou desperta curiosidade? A conexão afetiva com a peça deve vir em primeiro lugar.

Harmonia com o espaço

É importante considerar cores, proporções e iluminação, para que a obra converse com o ambiente. O que é ousado para uns pode ser cafona para outros — o estilo pessoal faz a diferença.


Onde encontrar peças acessíveis

Arte não se limita a galerias famosas. Feiras, ateliês, coletivos criativos e exposições universitárias oferecem obras originais e acessíveis.


Uma ou várias peças?

Depende do estilo e da proposta do espaço:


Peça central: protagonista, precisa de espaço para “respirar”.

Gallery wall: transmite leveza e conta uma narrativa visual do morador.


LEIA MAIS



CAU.MS

CAU/MS oferece curso gratuito de Modelagem BIM em Campo Grande

Capacitação para profissionais

O CAU/MS está com inscrições abertas para o curso gratuito de Modelagem BIM com foco em Revit, voltado a arquitetos e urbanistas registrados no Conselho. As aulas acontecem na sede da autarquia, em Campo Grande, nos dias 27, 29 e 30 de novembro.


Conteúdo e metodologia

Ministrado pela arquiteta Mariane Delamare, o curso introdutório apresenta os fundamentos da tecnologia BIM, com exercícios práticos no software Revit, promovendo mais qualidade e agilidade nos projetos.


Tópicos abordados

A programação inclui: ajustes de níveis, paredes e pisos; criação e inserção de componentes e esquadrias; elaboração de forros, telhados e áreas; organização de pranchas.


Os participantes devem levar notebook próprio para as atividades.


LEIA MAIS


CAU/BR

CAU/BR apoia Bienal de Arquitetura e lança concurso do Pavilhão Brasil

Bienal de Arquitetura Brasileira 2026


O CAU/BR é apoiador da Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB), que acontece no Parque Ibirapuera, São Paulo, entre março e abril de 2026. A mostra contará com o Pavilhão Brasil, representando os 27 estados brasileiros.


Concurso gratuito


Arquitetos e urbanistas podem se inscrever gratuitamente até 3 de novembro para criar projetos de residências de cerca de 100 m² para cada estado. O concurso busca revelar novos talentos e expressões culturais de Norte a Sul do país.


Histórico e propósito


A BAB aproxima a arquitetura da vida real e valoriza o profissional brasileiro. O concurso utiliza a plataforma Archa, referência em contratação de projetos. No primeiro concurso, o masterplan da mostra foi assinado pelo Estúdio Leonardo Zanatta, destacando pesquisa, repertório e base teórica consistentes.


LEIA MAIS


GRUPO VALOTA

RoOl

No traço sutil da linha e do vão,
um lar se desenha em contemplação.
Branco e madeira, paz em união,
silêncio que mora na composição.

Folhas talhadas guardam memórias,
em paredes que contam histórias.
Tudo é medida, tudo é razão —
mas há poesia em cada intenção.

No loft sereno, o tempo repousa,
a vida é leve, contida e formosa.
Entre o sofá, a luz e o café,
mora o sossego de quem tem fé.


MAIS


RELACIONADOS

Por Redação 9 de outubro de 2025
CINEMA E ARQUITETURA | EGITO | BIENAL SP | RECURSOS ANCESTRAIS | ARQUITETURA SENSORIAL | LUXO SUSTENTÁVEL | COP30 | CAU/BR PAZ |
Por Redação 17 de setembro de 2025
| BIENAL2025, GRUPO VALOTA, PORTUGAL, THOMAS HEATHERWICK, BC PRÊMIO USA, O AGENTE SECRETO, BIBLIOTECA PREMIADA RJ,
Por Da Redação 14 de agosto de 2025
Em construção no deserto da Arábia, na segunda maior cidade da Arábia Saudita, Gidá (conhecida como Djeddah em francês e Jeddah em inglês), o edifício foi projetado para suportar tempestades de areia e outras intempéries típicas da região.
Leia Mais

ANUNCIE CONOSCO!

Construa seu
próprio mundo

Receba os cuidados que você necessita das mãos de profissionais que são líderes em suas áreas. 

COMEÇAR

Óculos e acessórios de procedência e replicagem vintage para retrô. Uma coleção sensacional para que ama estar na moda com um toque de nostalgia. Na rua, para trabalhar, pra dançar, para passear e causar. 

Quero saber mais